sexta-feira, 20 de abril de 2007

Utilização de um modelo híbrido para ortoretificação de imagens orbitais: imagem SPOT 5

Artigo Publicado no XIII SBSR

Diversos modelos vem sendo estudados e desenvolvidos para ortoretificacao de imagens orbitais. Os modelos mais conhecidos (RPC-Rational Polynomial Coefficyent, APM- Affine Projection Model) nem sempre sao os mais confiaveis e acessiveis ao usuario. Torna-se necessario, entao, propor outros modelos que permitam ao usuario a ortoretificacao, com facilidade computacional e que sejam acessiveis.
Neste trabalho desenvolveu-se uma nova proposta para ortoretificacao de imagens utilizando um modelo matematico hibrido, que combina a formulacao apresentada por Seedahmed & Habib (2002) para determinar os angulos de atitude do sensor e a DLT classica para determinar os parametros de translacao. Na utilizacao da DLT inversa para gerar a Ortoimagem faz-se uma combinacao dos parametros (κ, φ, ω), obtidos com o modelo de Seedahmed & Habib (2002), e os determinados pela DLT classica (X0, Y0, Z0) atraves das relacoes algebricas apresentadas em Novak (1991, pg. 17).
A implementacao do modelo matematico proposto visa avaliar sua potencialidade em duas situacoes de relevo distintas, isto e, area montanhosa e area plana. Tendo como objetivo geral deste trabalho ortoretificar uma imagem SPOT, utilizando para isso o modelo matematico hibrido, proposto, avalia-se a qualidade da ortofotocarta gerada atraves de testes estatisticos classificando-a conforme o Padrao de Exatidao Cartografica (PEC) (DECRETO No 89.817/1984).
O uso do modelo proposto apresenta uma caracteristica inedita para a comunidade e apresenta facilidades na implementacao computacional envolvida no processo de ortoretificacao de imagens orbitais, abrindo caminho para novas pesquisas envolvendo a formulacao matematica tratada neste trabalho.
Link do artigo...

Nenhum comentário: