sexta-feira, 2 de março de 2007

Planejamento de Levantamento GPS

Todas as técnicas empregadas para determinar posições necessitam de um planejamento. Desde o mais rudimentar levantamento topográfico executado a bússola até os mais complexos sistemas geodésicos, cada qual com seus requisitos.
Quanto maior e mais precisa a rede de pontos a realizar, maior a necessidade de planejamentos. As redes mais complexas necessitam de um projeto abrangendo desde o projeto geométrico até a logística das operações, além do planejamento de missões. Este último tem sua importância antes de se sair a campo para realizar observações, pois é necessário avaliar certos aspectos que envolvem o posicionamento e planejar a missão, ou seja, avaliar um conjunto de condições sob a qual se dará a realização das sessões de observação GPS, sob o ponto de vista da geometria da rede, percursos e a disponibilidade de satélites.
A escolha de um local apropriado para observações com objetivos de posicionamento preciso é um fator importante a se considerar, pois é necessário evitar que o sinal recebido pela antena seja interrompido ou que a utilização do ponto seja prejudicada por outra tecnologia que se pretenda empregar, por exemplo topografia. Este capítulo aborda algumas técnicas de como avaliar e planejar um levantamento GPS.
Acesse o link para fazer o download:


Capítulo 1 - Planejamento de Levantamento GPS

Nenhum comentário: